quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Desaprender

Recebi um lindo texto sobre cabelos despenteados. Quando nossos cabelos estão despenteados é porque fizemos algo de bom e portanto, ficamos felizes. Então por que passamos a vida toda aprendendo a pentear os cabelos?
Por que aprendemos uma porção de coisas inúteis para depois na meia idade perceber que era tudo bobagem e que o melhor mesmo é ser feliz? Tirar dez nas provas. Não conversar na escola. Trigonometria. Catetos. Sente direito menina. Meninos não podem chorar. Boas meninas não fazem isso. E tantas outras coisas que ouvimos e que entra dentro de nós fazendo mal, falando que a gente não é bom o suficiente. Aprendemos a esconder nossos sentimentos e a domar nossas vontades até que nossa alma fique totalmente triste, desiludida. Então é o momento de desaprender tudo e voltar a nossa essência.
Homens que valem a pena choram sim. Conversar é muito bom. Trigonometria é um saco para a maioria. Sente confortável. Aprender é muito bom e tirar dez não quer dizer nada. Boas meninas têm o direito de ter prazer e serem felizes. Passar a mensagem é mais importante que a concordância verbal e nominal. E tudo o mais que você achar que cabe aqui.
Desaprender dá um trabalho danado e não temos professores. Na maioria das vezes é um trabalho solitário, sofrido. Mas cada uma dessas coisas que você desaprende faz você sentir o corpo mais leve, geralmente leva um sorriso aos lábios, suaviza as rugas, rejuvenesce o espirito e faz a sua criança interna cantar.

Nenhum comentário: