" Percebi que você caminha, mas também desfruta disso. Não é uma corrida. Não precisa ser uma corrida", disse uma mulher para mim com um enorme sorriso e vestindo uma camiseta Amigos da Tuga, enquanto eu caminhava pela praia.
Sorrimos e cada uma seguiu seu caminho, desfrutando da sua caminhada. Fui andando sorrindo e pensando que não havia percebido que desfrutava do caminhar, mas era o que eu fazia, agora com mais intensidade, porque prestei atenção nisso.
O bater das ondas do mar, os pássaros voando no céu, conchas jogadas na praia, ninhos de barro em postes de luz, novamente um lindo vôo de um casal no céu e me vem a cabeça uma música. "Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer", cantava Roberto Carlos e observo esses detalhes que fazem o meu caminhar.
Mas prestamos realmente atenção nos detalhes ou andamos pela vida pisando neles, correndo em busca de uma medalha final. Olhando ao redor percebo eu e as pessoas correndo, sempre precisando, sem tempo para olhar, parar, conversar, perceber, sentir. Vamos correndo não sei em busca do que, para chegar onde, para obter, para ser, principalmente para ter.
Nessa corrida, vamos perdendo os detalhes, deixando para depois, para algum dia. Não percebemos o sol nascer e nem morrer. Não percebemos o vento passar e contar. Não perbemos o tempo andar e levar.
Ontem choveu e molhou o chão. As folhas cairam na calçada. Um pássaro morreu no mar. Alguém jogou uma garrafa na praia. Hoje o sol nasceu varrendo tudo, levando o ontem para um lugar que não volta mais. Detalhes tão pequenos que fazem a longa estrada.....
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário