terça-feira, 21 de julho de 2009

Sofrimento e teimosia

"...afinal a gente sofre de teimoso, quando esquece do prazer...", letra da música de Guilherme Arantes que eu ouvi semana passada. Esse trecho não saiu mais da minha cabeça e fiquei pensando muito sobre ele. Por que ficamos em situações que nos fazem sofrer? Por que relutamos em mudar quando algo não nos faz bem?
Uma vez eu respondi essas perguntas chegando a conclusão que ficamos porque é um sofrimento conhecido. Nós já sabemos lidar com esse sofrimento, então vamos ficando com esse sentimento que já nos é familiar. O medo de sofrimentos desconhecidos nos paralisa. Mas por que sempre pensamos que se mudarmos iremos sofrer?
Agora nesse meu pensamento eu estou incluindo que ficamos porque esquecemos do prazer. Esquecemos porque fazemos determinadas coisas. Começamos a correr em busca de conseguir algumas coisas, como ter uma casa, um carro, pagar uma escola melhor, comprar um carro maior, uma televisão de tela grande, um computador pessoal, um mini computador pessoal, um celular novo, um celular novo que tira mil fotos, outro que tira três mil fotos. Uma lista sem fim. Mas e o prazer? Onde ele está?
O meu está nesse momento em escrever isso para você. Em colocar em palavras o que vai pela minha mente. E escrevendo sobre isso eu lembrei de mim mesma em diversas situações absolutamente bobas em que eu estava feliz sem precisar de nada. Eu não estava forçando a vida, mas fluindo com ela.

Nenhum comentário: